segunda-feira, 13 de maio de 2013

Romeu e Julieta

Hoje vim fazer a resenha de um de meus livros preferidos, um dos mais famosos clássicos de Shakespeare: Romeu e Julieta.

Eu li esse livro há bastante tempo, quando peguei na biblioteca de onde estudava. Depois disso ganhei um exemplar, mas na versão adaptada para a atualidade, ou seja, foi de certo modo "resumido" e algumas das palavras substituídas. Eu não sou a favor de adaptações de livros, sei que há várias coleções para jovens leitores, como são intituladas, e não gosto, acho um desrespeito aos autores das obras, mas enfim, isso não vem ao caso hoje.

Peguei emprestada com minha tia uma coleção de vários clássicos, entre eles, está Romeu e Julieta, fiquei felicíssima! Eu pretendo comprar o livro também, mas ainda não achei uma capa que me agrade bastante, e por ser apaixonada por esta história, considero a capa mais importante que o normal.






Título Original: Romeo and Juliet
Autor: William Shakespeare
Editora: América do Sul (Selo Editora Minha)
Páginas: 96






Não coloquei a sinopse do livro, porque sempre coloco a sinopse fornecida no livro, como não há neste exemplar, e acredito que até os que não leram já sabem do que se trata a história de Romeu e Julieta, vamos direto para a resenha.

Quando li Romeu e Julieta a primeira vez foi por curiosidade de ler uma história já tão famosa, mas me surpreendi com o quanto gostei dela. Então resolvi relê-la várias vezes, e para fazer esta resenha, reli mais uma vez. Por mais que a história seja pra lá de conhecida, ler o livro nos permite emoções que não ocorrem apenas conhecendo e ouvindo falar deste romance.

O livro conta uma história que se passa em Verona, na Itália, onde as famílias Montecchio e Capuleto são inimigas. Quando Capuleto (pai de Julieta) resolve fazer uma festa e manda um de seus criados entregar os convites, este não sabe ler e pede ajuda a Romeu (que é um Montecchio), que resolve ir à festa da família inimiga. Lá, ele e Julieta se apaixonam, sem saber quem são os pais um do outro. Quando descobrem, tentam manter este amor proibido e casar escondidos, o que remete ao final trágido, já tão conhecido.

" Julieta. - Oh! Romeu, Romeu! Mas porque é tu Romeu? Renega o teu pai, o teu nome; ou, se o não quiseres fazer, jura apenas que me amas e deixarei eu de ser uma Capuleto [...] O que é que existe num nome? Aquilo a que nós chamamos de rosa teria o mesmo perfume embora lhe déssemos outro nome!" (Página 28, Romeu e Julieta - W. Shakespeare)

Todo o livro é uma narrativa em forma de peça teatral, o que eu particularmente gosto bastante. O livro é dividido em cenas e todos os personagens já são apresentados ao leitor no início do livro.

A leitura é bem rápida, porque além de o livro não ser extenso, é uma história que envolve bastante o leitor.

O que pode deixar muitas pessoas intrigadas, como fiquei na primeira vez, é que são pouquíssimas as cenas de interação entre os personagens Romeu e Julieta, são muito mais cenas entre um deles com outros personagens, ou apenas entre outros. Ou seja, o desenrolar da história não é em como nasceu e foi se desenvolvendo o amor que sentem um pelo outro, mas é apresentado este amor repentino, já no primeiro encontro entre eles, e a história se desenvolve no que vai acontecendo enquanto eles planejam como poderiam ficar juntos. É uma história de um amor a primeira vista, se for analisada hoje em dia, ou seja, seriam dois jovens apaixonados e impulsivos, que não mediram as consequências. Mas, obviamente, a história é uma peça teatral, onde as cenas ocorrem de modo rápido para que o público (os leitores), já compreendam esse amor intenso entre eles. Por isto até hoje é uma inspiração tão forte, porque é um romance lindo e delicioso de se ler e fácil de se envolver.


Foi a primeira peça escrita por Shakespeare, o que nos faz perceber o quão talentoso ele já era. Dizem que já havia poemas e peças teatrais que se tratavam desta história, mas que Shakespeare incluiu novos personagens e a desenvolveu mais, transformando-a nesta obra maravilhosa.

A peça é tão conhecida que já foi publicada por várias editoras em diversas épocas. 


Também foi adaptada ou serviu de inspiração para cinema, música, outros livros, pinturas, esculturas, entre tantas áreas da arte.






A pintura a óleto de Ford M. Brown retrata a cena do terraço da obra Romeu e Julieta.

No filme "Didi e o cupido trapalhão", a história de Romeu e Julieta foi adaptada para a atualidade e em uma comédia, levando um novo final à história.


"[...] O amor de Julieta e Romeu, igualzinho o meu e seu [...]"
(Trecho da música "Rapuzel" - Daniela Mercury)
"[...] O nosso amor Romeu e Julieta, doce e amargo a mistura perfeita [...]"
(Trecho da música "Romeu e Julieta" - Rafael Nogueira)


Os livros Julieta Imortal (resenha aqui) e Romeu Imortal, da autora Stacey Jay, transformam a história de Romeu e Julieta em um novo romance, contudo, a obra de Shakespeare ainda é citada no livro.




Até para histórias em quadrinhos a tragédia de Shakespeare foi adaptada, e desta forma achei interessante, pra quem quiser conferir, é um HQ da Turma da Mônica e pode ser visto neste link:
http://www.monica.com.br/comics/rom-juli/






É uma leitura que recomendo a todos, um clássico que eu considero ótimo e incansável! Já li mais livros de Shakespeare, e em algum tempo vou relendo e postando resenhas por aqui.

Beijos,
Carol

Classificação do livro

3 comentários:

  1. Oi Carol!
    Eu tenho um grande problema com livros escritos de forma teatral, em atos. Nunca fui fã. :( É por isso que eu prefiro essa história romanceada, como já fizeram em algumas adaptações.
    Mas sim, é uma leitura SUPER recomendada. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Eu li a peça original de Romeu e Julieta e não curti mtu. O motivo: não gosto de ler peças, do modo que são construídas.
    Tirando isso não li nenhuma outra adaptação, mas quero mtuuu ler "Julieta Imortal" '-'

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!
    Ótima resenha!
    Eu nunca li nada que fosse escrito por atos, pode ser uma experiência nova e prazerosa. O que me irrita é todas adaptações que tão fazendo desse clássico e estragando tudo rsrss tipo Julieta Imortal, não me desce de jeito nenhum!!! Mas é uma boa pedida pra eu ler futuramente! Acho que sei onde posso conseguir :D
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir