quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Fórum: Preconceito Literário


O mundo é infestado de um problema chamado preconceito, e por mais que eu ache um absurdo as diversas formas de preconceito, hoje vim falar de um deles que é relacionado com o assunto do blog, o preconceito literário.

A literatura é algo incrível, e traz muitos benefícios, que inclusive foram discutidos aqui no blog, no primeiro Fórum. Um dos diversos benefícios da leitura é que ela torna as pessoas mais "mente aberta", mas infelizmente isto não ocorre com todos. A literatura é um campo extenso, são diversos os gêneros literários, pra todos os gostos. Mas não são todos que respeitam os gostos alheios.

Há pessoas que "rotulam" leitores, acho um absurdo. Por exemplo, há quem diga que os que leem séries de vampiros são infantis, que os que gostam de best sellers, apenas estão indo na onda das modinhas, os que leem os romances eróticos atuais não sabem o que é um bom escritor do tema, entre tantos outros rótulos ridículos e sem cabimento. Digo sem cabimento porque estas pessoas não têm embasamento para falar disso. Grande parte deles fala sem ter lido o livro em questão, outra parte é egocêntrica demais para aceitar que algo que eles não gostem pode ser bom, e então apenas pessoas sem conteúdo poderiam gostar.

Eu sou bem eclética quanto às minhas leituras, e obviamente, há vários livros que eu não gostei. Mas sei que esta é a minha opinião, e assim, quando exponho minhas opiniões no blog deixo bem claro o porquê EU não gostei, mas de modo algum, critico quem gosta daquela leitura. Já acho um absurdo quando ouço pessoas falarem mal de outras por gostarem de alguns escritores, mas achei o pior de tudo quando estava lendo um livro nacional e alguém me perguntou porque eu estava lendo aquele livro, porque achava que eu tinha um gosto melhor!

Esta é a realidade, muitos se achando bons o bastante pra selecionar o que seria melhor para cada um ler.

E você? Já passou por este tipo de situação?

3 comentários:

  1. Oi, Carol! Tudo certinho?
    Realmente, é impossível vivermos sendo leitores e não encontrarmos alguém que nos julgue por estarmos lendo tal livro, sempre acontece. Fico um tanto chateado quando isso acontece - como com a saga Crepúsculo, que virou moda as pessoas falarem mal sem ao menos lerem ou conhecerem a história.
    Mas o importantes é sermos nós mesmos com as nossas próprias opiniões, não é? :)

    Abraços!
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já escutei de pessoas julgarem quem lê demais dizendo que não faz bem a saúde, que não era normal. Pessoas desinformadas, na minha opinião. Não sabem a riqueza que é a leitura.
    Adorei o post!! Parabéns! ;D

    ResponderExcluir
  3. Mandou bem, Carol! E a Raquel também com o comentário.
    Beijo a todos!


    Elder Prates - www.elderprates.com

    ResponderExcluir