quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Fórum: Livros Nacionais



Livros nacionais geram bastante polêmica em alguns debates entre leitores. E porque? Uns acham que os nacionais não são bons (sendo que a maioria dos que falam, nem leram) e outros acham que deve-se comprar e ler apenas nacionais.

Eu sou apaixonada por livros. E é isso! Apenas livros, sejam eles brasileiros, norte americanos, europeus.. seja lá de onde for. Se eu gostar do conteúdo, considero um bom livro.

Procuro conhecer sempre mais autores brasileiros, claro que sim! Temos que valorizar nossos escritores, infelizmente o Brasil ainda é um país com outras prioridades, que vêm antes da educação, da cultura.

Mas não é por isso que temos que nos unir a este pensamento e estas atitudes ignorantes. Porque o Brasil é conhecido como apenas o país do samba, carnaval e futebol? Porque a população que deixa essa imagem transparecer. Não tenho nada contra isso, amo o samba, carnaval e futebol.. mas somos mais que isso! E nossa cultura está ali, nas páginas dos diversos livros nacionais, no conteúdo excelente que poderia, e deveria, ser mais valorizado.

Claro que eu compro diversos livros estrangeiros, e os amo também! Não vou deixá-los de lado por isso.

E isso é com tudo, obviamente gosto tanto de múscias nacionais como estrangeiras, assim como acontece com cinema, gastronomia.. e por aí vai! Porque com a literatura seria diferente?


4 comentários:

  1. THIS!
    É exatamente o que penso, Carol. Amo bons livros. Nao há distinção quanto à origem ;D
    xoxo

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii, Carol!!!

    Muitos livros nacionais são bons! Na minha estante há alguns exemplos dos meus favoritos, também. Não entendo o preconceito que certas pessoas tem com estas obras, afinal: muitos brasileiros ainda querem lançar um livro, mas não gostam de obras nacionais. Isso faz sentido?
    rsrsrs.
    Ler para aprender e conhecer! Nacionais podem ser de grande valia também!

    Seu post ficou show de bola!
    Beijos!
    Vini - Um Jovem Leitor/

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Adorei sua opinião e concordo plenamente com você. Ultimamente os brasileiros andam lendo livros internacionais demais e esquecendo dos brasileiros, temos que mudar um pouco. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo e assino embaixo, não dá para ser radical, temos que valorizar nossa cultura sem precisar rechaçar livros estrangeiros e não precisamos só gostar dos estrangeiros, obviamente.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    (Seguindo aqui!)

    ResponderExcluir