segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Seleção

Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.

Título original: The Selection
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368

Eu já me apaixonei pelo livro pela capa, mas fiquei meio receosa, porque há muitos livros que podem não corresponder às expectativas que criamos pela capa não é mesmo? Mas fiquei super feliz com a leitura desse livro, porque ele consegue ser até melhor do que a capa, o que me parecia impossível!

A história se passa nos EUA, pós 3ª Guerra Mundial, onde o país sofreu várias mudanças, e agora se chama Illéa, onde a população é dividida por castas. Essa divisão se trata de classes sociais, onde a Casta 1 é quem tem mais dinheiro e a Casta 8 (última) são aqueles que mais passam necessidade. Cada casta tem direito a trabalhar em algum setor. America, a protagonista do livro, é da Casta 5, a Casta dos Artistas, estes podem trabalhar com músicas, obras de arte, esculturas.. 

Como houveram muitas mudanças no antigo EUA, uma delas é a volta da Monarquia. E o príncipe Maxon irá em certo tempo assumir o cargo de seu pai, ou seja, de Rei. Para isso, ele precisa de uma esposa, para ser a rainha de Illéa, e para escolher sua parceira ocorre A Seleção.

A Seleção se trata como se fosse um Reality Show, 35 garotas serão selecionadas para ir ao Castelo passar o tempo necessário (que não é definido), com Maxon, para que ele escolha sua Rainha.

Todo o país pode se inscrever para participar da Seleção, independente de castas.

A maioria das garotas estão interessadas, e a mãe de America quer muito que ela se inscreva. Contudo, America não tem interesse, tendo em vista que ela tem um namoro escondido com Aspen, ela não pode revelar o namoro, porque sua mãe não aceitaria um namoro com um garoto da casta 6. Mas, para agradar a mãe e o próprio Aspen (que pede que ela se inscreva), ela faz a inscrição, com a certeza de que não será selecionada.

Então, America e Aspen brigam por outros motivos, e para sua surpresa, America é uma das selecionadas.

A única forma de America se sentir mais entusiasmada à participar da Seleção, é que ela sabe que a família ganhará algum dinheiro com isto, e também ficar longe de Aspen, com quem ela sofreu uma desilusão e ainda está muito magoada.

O príncipe Maxon e America se tornam amigos e fazem um acordo, que claaaaaaaaaro, não vou contar! ;)


A autora conseguiu fazer um romance muito bem constituído. A história é diferente de tudo que já li. Ao contrário da maioria dos romances que são bem clichês (não tenho nada contra, eu inclusive gosto), mas também gosto de diversificar, e Kiera Kass conseguiu isso. Ela também conseguiu criar essa versão de EUA pós-guerra muito bem, porque é tudo explicado de modo que se entenda, fazendo parte da história e não nos cansando. Também conseguiu detalhar os personagens, inclusive as outras participantes da Seleção. Ou seja, é uma história bem escrita, com muitos personagens (e ainda assim, todos tão bem construídos  que não me perdi na leitura) e ainda por cima, a edição ficou linda, tanto a capa, como já citei antes, quanto a abertura de cada capítulo com o desenho de uma coroa, achei um charme!

O final do livro me deixou ansiosa demais pra ler a continuação, A Elite, onde ficaram apenas 6 garotas.
Eu recomendo MUITO a leitura, considero um dos melhores livros que já li.

Beijos,
Carol

Classificação do livro



4 comentários:

  1. Oi Carol :)

    Estoooou doido nesse livro sinceramente não vejo a hora de lê-lo logo e ver se é realmente tudo isso que falam, amei a resenha beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!

      No meu ponto de vista, vale muito a pena ler o livro, achei até melhor do que já tinha ouvido falar!

      Beijos

      Excluir
  2. Amei a resenha. Já amo o livro!
    Parabéns Carol :)
    :*

    ResponderExcluir