domingo, 25 de agosto de 2013

FILME: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Mais uma adaptação de um dos meus livros favoritos para o cinema, obviamente eu não poderia perder.
Cidade dos Ossos, o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, da escritora Cassandra Clare estreou há alguns dias no cinema, eu estava bem animada pelo que já tinha visto nos trailers, mas também estava preparada para não ver o filme exatamente como o livro, porque infelizmente parece uma 'regra hollywoodiana' querer modificar a história dos livros.


Quando a jovem Clary (Lily Collins) decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.
Direção: Harald Zwart
Gênero: Aventura
Duração: 130 min.
Distribuidora: Paris Filmes


Gostei bastante do elenco, com algumas exceções. Achei Lily Collins ótima como Clary Fray, tanto em aparência (ela é bem parecida com a Clary que eu imaginava), como em atuação. Jamie Campbell Bower tinha me deixado um pouco chateada quando vi que ele tinha sido escolhido para ser o Jace, a princípio ele não é parecido com o "meu Jace dos livros", mas devo admitir que ele me convenceu. Eu estava torcendo para Alex Pettyfer interpretar ele, mas acho que Jamie realmente conseguiu ser o Jace! Apesar de que eu esperava um pouco mais de ironia no personagem, mas eu credito este defeito ao roteiro do filme. 


Quanto aos atores que interpretaram Simon, Jocelyn, Luke, Hodge, Magnus, todos estes para mim foram bons e condizentes com o que eu estava esperando.


Jemima West, Kevin Zegers e Jonathan Rhys Meyers, respectivamente Isabelle, Alec e Valentin, não me agradaram muito. Tanto em atuação, quanto na aparência, nenhum deles ficou como eu imaginava.

Me decepcionei com algumas modificações que não precisariam ser feitas, bem como com a construção de alguns personagem. Achei interessante utilizarem vários diálogos iguais os do livro, mas há situações e personagens que poderiam ser melhor explorados. A começar por Magnus Bane, ele apareceu pouco no filme, e o ator atuou muito bem, poderia ser um personagem de maior destaque. Isabelle ficou muito simpática desde cedo, e Jace se tornou menos sarcástico do que eu esperava, de repente, ele é todo romântico. Achei as cenas muito corridas, fiquei acelerada o filme todo, não tinha pausas, isso me incomodou bastante.

A trilha sonora, os efeitos especiais e os cenários estavam bons. O único cenário que não foi como eu esperava pelo que criei no livro, foi o quarto de Isabelle. No livro o quarto dela foi muito bem descrito, e eu adorei, estava muito ansiosa para vê-lo no filme, e não estava parecido. Talvez seja por estudar arquitetura que eu fique tão fissurada em cenários, então, acredito que não será algo que vai incomodar muitas pessoas.

Falando em cenário, assim como no livro, o filme me lembrou várias cenas de Harry Potter. E isso não é um ponto negativo, porque não é uma cópia, apenas alguns pontos que devem ter inspirado a autora. Em especial o Instituto, que principalmente no filme, se assemelha bastante com Hogwarts. Logo na cena que eles entram no Instituto, a porta se fecha e tem o mesmo sistema de Hogwarts, entre outras coisinhas.



Há alguns elementos relativos aos caçadores de sombras que poderiam ser melhor explicados, em momento nenhum do filme eu vi eles explicarem o que era a estela, ou seja, pra quem não leu o livro, pode parecer uma varinha mágica esquisita e talvez um pouco sem sentido. Também senti falta do Simon Rato.. pois é, em nenhum momento ele apareceu como um rato!

No geral, eu gostei do filme, mesmo! Fiquei triste por algumas modificações, por sumirem com momentos que para mim seriam essenciais, mas ainda assim, acredito que a história é bem condizente com o livro.

Para quem não leu o livro, acredito que o filme está excelente, porque realmente, se eu não comparar com o que eu estava esperando devido ao livro, o único defeito pra mim são as cenas muito corridas.

O segundo filme, Os Instrumentos Mortais - Cidade das Cinzas, tem a previsão para inciar as gravações em 23 de setembro deste ano. Basta esperar que seja ainda melhor que o primeiro.

Beijos,
Carol

Classificação do Filme:

8 comentários:

  1. Nunca senti vontade de ler o livro, mas confesso que o trailer do filme me atraiu e me deixou intrigada. Ainda não vi o filme, mas estou bem curiosa.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OBS: tinha escrito um comentário enorme e sem querer fechei a pagina >.>
    Concordei com algumas coisas que você falou,como o fato da Izzy já ser muuito amigável com a Clary, e também o Magnus não ter aparecido tanto, e eu gosto muito dele :> eu não curti muito a trilha sonora (e é oque mais reparo quando vou ver um filme), sei lá ficou meio "apagadinha".Curti também eles terem usado diálogos exatamente iguais aos dos livros.
    Eu amei o Jamie como Jace :3 achei que ele foi perfeito. e teve outras mudanças que não curti muito mas achei o filme MUITO BOM!

    Chu♥~
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Já vi muitas resenhas e já sei de cor a história de Os Instrumentos Mortais, mas ainda não cheguei a ler o livro. O mesmo faz bem o meu gênero, então provavelmente ficarei apaixonado pelo livro. :)

    Abraços!
    Vini - blogumjovemleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ansiosa agora para ver o Filme e ler o livro! rsrs *----------*

    ResponderExcluir
  5. Hey!
    Adorei o filme também! Concordo com tudo que você disse. Só a trilha sonora que não me agradou muito. Mas o filme é perfeito e eu amo essa saga. E já quero assistir pela terceira vez. kk

    Bjs.
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do elenco, eles provaram que pode-se fazer adaptação de junvenis sem que seja com um cast meia boca, digamos.
    Só li o primeiro livro então não sei como puxar as expectativa para o próximo.

    ResponderExcluir
  7. Estou bem ansiosa para assistir o filme já que amo a série. Estou seguindo, adorei o blog. Beijos.

    Me visita lá? Obrigada ( http://arimaciel.blogspot.com.br/ )

    ResponderExcluir
  8. Já acompanho os livros e estou super ansiosa para ver o filme! Cá em Portugal o filme não teve muita saída e não estreou na sala de cinema mais perto de mim, então ainda não tive oportunidade de o ver.

    Já estou a seguir o seu blogue e está muito bom!

    Beijos,
    Ana Santos- http://devorarlivros.blogspot.pt/

    ResponderExcluir