segunda-feira, 3 de junho de 2013

Viva para contar


Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar.  Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.


Título Original: Live to tell
Autora: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Páginas: 479

Viva para contar foi um livro que me surpreendeu muito. Eu não tinha ouvido muito a respeito do livro, então não tinha grandes expectativas, e por isso fiquei ainda mais satisfeita com o livro, que é ótimo.
O livro é um suspense, em alguns momentos policial e em outros momentos drama. Parte do livro é escrito em primeira pessoa e parte em terceira pessoa, e Gardner conseguiu fazer isto muito bem.

Inicialmente, conhecemos a história de Danielle (narrada em primeira pessoa), onde ela apresenta o assassinato de sua família, onde seu pai teria matado a todos, menos ela. Ela é a única sobrevivente e não compreende isto. Hoje, 25 anos depois do ocorrido, é uma enfermeira psiquiátrica, trabalha em uma clínica para crianças psicóticas.

Logo mais conhecemos a sargento D.D. Warren, (parte narrada em terceira pessoa),que leva uma vida pessoal deixada de lado para focar no trabalho, que cumpre extremamente bem, e quando ela e sua equipe  devem começar a investigar um assassinato de uma família inteira, onde o pai seria o principal suspeito até então.

Depois conhecemos Victoria (narrada em primeira pessoa), que passa por momentos difíceis com sua família, a começar por seu filho Evan, um menino de 8 anos que tem problemas psicóticos.

O livro se trata principalmente sobre crianças psicóticas, onde podemos conhecer esse lado complicado que existe em meio a várias famílias e muitos nem imaginam. E se trata também sobre a vida destes personagens, com histórias diferentes que começam a se interligar e influenciar uma sobre a outra.

Mais assassinatos começam a surgir, e mais suspeitos consequentemente também. Vários suspeitos vão surgindo. Não se sabe ainda se estes crimes são interligados ou não, mas logo vários suspeitos vão surgindo na lista de D.D. Warren.

Aos poucos, é possível começar a suspeitar de um personagem, depois de outro.. mas até o final do livro, apenas suspeitamos junto com a equipe policial, e realmente é um caso complicado. Em certas partes do livro eu acreditava que o(a) assassino(a) era tal pessoa, depois outro.. e as ideias vão surgindo conforme é possível captar as entrelinhas entre várias partes. E por fim, meu principal palpite estava certo. Obviamente, se eu contasse se é só uma pessoa ou mais, se é homem, mulher ou criança.. não teria tanto sentido ler o livro.

O livro é muito envolvente, eu chorei com a Victoria pelo seu filho e sua vida conturbada. Sofri junto com a confusão na mente da Danielle. Torci por uma solução rápida de tudo pelas crianças envolvidas e até mesmo para a sargento D.D. conseguir colocar sua vida pessoal em foco.
É uma leitura super recomendada.

Beijos,
Carol

Classificação do livro




3 comentários:

  1. Muito bom, adorei! Parabéns pelo Blog e pelas parcerias, sucesso todos os dias e continue assim, você vai longe garota!! ;D
    Beeijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro por acaso, pq ganhei em uma promo :)
    Não esperava mtu dele, mas fui simplesmente surpreendida e cativada pela Lisa Gardner. Foi após ler esse livro que fiquei apaixonada de vez por livros policiais; sem contar que achei a escrita dela suuper envolvente.
    Ansiosa para ler os outros livros com a D.D. Wareen

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir