segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

As Esganadas

Eu sempre gostei do Jô Soares, como apresentador, comediante, ator.. e passei a gostar mais ainda como escritor com o livro As Esganadas, lançado em 2011.



Os tipos e as tramas deste livro são especialmente engenhosos e através deles o autor nos dá um retrato saboroso do Rio de Janeiro no fim dos anos 30 e começo do Estado Novo. Nesse mundo em ebulição, chega uma figura portuguesa, saída do poema de Fernando Pessoa, para elucidar o estranho e terrível caso das gordas desaparecidas.




Título: As Esganadas
Autora: José Eugênio Soares (Jô Soares)
Editora: Companhia das letras
Páginas: 264

A história acontece no ano de 1938, no Rio de Janeiro, se trata de um romance policial, em muitos momentos também abrangendo a parte histórica, de uma maneira diferente da maioria dos livros deste gênero. Quase todos os romances policiais se tratam de você tentar, junto com os personagens, descobrir quem está por trás dos crimes. Neste livro, Jô nos apresenta logo no início quem é o serial killer.


Caronte, o serial killer da trama, tortura e mata apenas mulheres gordas. Acreditem, ele não tem preconceito algum com mulheres gordas, mas sim, um trauma. E no desenvolver do livro vamos conhecendo o porque Caronte tem estes transtornos psicológicos.

Então, Tobias Esteves (um policial português afastado), o delegado Mello Noronha, o policial Calixto e a jornalista Diana, estão investigando os assassinatos, e são ótimos personagens!

Caronte mata suas vítimas de um modo muito criativo, são métodos repugnantes todas as vezes, mas muito criativo. A  maioria dos livros do gênero, apresentam mortes com armas, facas.. mas Caronte mata suas vítimas por meios muito mais torturantes e estranhos.

E por fim me vi nervosa, querendo poder falar aos personagens que o assassino está o tempo todo muito mais perto do que eles imaginam, e esperando, se ele vai ou não ser pego.. e isso, só lendo pra saber!


Pretendo ainda ler os outros livros do Jô, e torcer para que sejam tão bons quanto.

Livros do Jô Soares:
- O Xangô de Baker Street
- Assassinatos na Academia Brasileira de Letras
- O Homem que matou Getúlio Vargas

Beijos,
Carol.

Classificação do livro






Nenhum comentário:

Postar um comentário