quarta-feira, 24 de julho de 2013

Fórum: A importância da leitura

A importância da leitura é um assunto que muitos consideram até indispensável de explicações, porque é óbvio. Mas, infelizmente, ainda há muitas pessoas que não consideram a leitura tão importante assim, então, achei um tema interessante para ser o primeiro fórum aqui do blog.



A leitura nos traz vários benefícios. Principalmente quando se lê desde cedo, por isto é importante incentivar as crianças a terem este hábito. Muitos profissionais da área da educação já afirmar que as crianças que têm o hábito da leitura desenvolvem o processo de aprendizagem mais rápido.

Mas, se você não tem este hábito e não é mais uma criança, nunca é tarde para começar atitudes que proporcionam uma vida mais saudável! Sim, mais saudável, a leitura influência também neste aspecto. Há algum tempo foi comprovado cientificamente que a leitura faz bem para o cérebro. E conforme foi publicado no site da uol:

"Biblioterapia é um termo criado por médicos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época psiquiatras que acompanhavam as tropas americanas notaram que os soldados feridos, que tinham acesso à leitura, e liam muito durante sua recuperação no hospital, tinham uma evolução melhor, em diferentes tipos de problemas de saúde, comparados àqueles que ficavam sem nada para fazer."

E além disso, há outros aspectos que posso listar por demais pesquisas que li e por experiência própria do quanto ela nos faz bem. A leitura estimula a mente, desenvolvendo melhor a criatividade, a opinião crítica, a escrita e compreensão de textos. Além disso, aos que adquirem este hábito e passam a amar a leitura, é uma atividade prazerosa, que faz nos sentir bem.

Também considero a melhor ferramenta para melhorar o vocabulário. Muitas pessoas cometem vários erros gramaticais ou têm dificuldade em escrever frases coerentes e coesas. Principalmente com o aumento da tecnologia, que como quase tudo, não tem apenas o lado bom, tudo depende do modo como é utilizada. Com redes sociais, muitas pessoas foram sempre abreviando tudo, e por fim já "criaram" novas abreviações que nem existem, como também relaxaram com a língua portuguesa no geral. E isto muitas vezes acaba sendo levado para o dia a dia, para as escolas, trabalho, universidade... e por aí vai! Com a leitura, como citei antes, o vocabulário tende a melhorar muito.

Caso fosse para citar tudo o que há de importante e benéfico na leitura, eu poderia postar todo dia alguma coisa nova, pois são diversas. Então, conto com os comentários de vocês para saber das opiniões.

4 comentários:

  1. As vantagens da leitura são mais do óbvias e comprovadas. Não é porque eu gosto de ler, mas acho muito importante a leitura e o incentivo da mesma.
    Me desagrada muito o fato de no nosso país não termos a cultura de ler, muito menos o incentivo, como ocorre em vários países estrangeiros.

    Confira nossas novidades!
    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como profissional da educação, percebo o quanto é importante a leitura, os alunos desenvolvem suas capacidades com maior facilidade, ler nos permite ampliar nossos horizontes e conhecimentos, através da leitura conseguimos elaborar textos, nossa linguagem se trona mais rica, basta cultivar o hábito para viver neste mundo maravilhoso da leitura!

    ResponderExcluir
  3. Notável que a leitura é ferramenta essencial para o desenvolvimento, desta forma, molda o indivíduo que lê! O hábito da leitura, conduz ao enriquecimento cultural bem como dá asas a imaginação!

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Nossa para mim a leitura é importante em diversos aspectos mas principalmente na questão de melhorar o olhar crítico da pessoa, o vocabulário, podemos perceber que aqueles que leem bastante falam de uma maneira melhor, enfim... a leitura é super importante para a formação do intelectual e do caráter, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir